Alimentos que fortalecem e ajudam no crescimento capilar

by - 20:03

Já sabemos que a alimentação interfere diretamente na pele. E não poderia ser diferente com o cabelo não é mesmo?

Optar por bons cosméticos e um profissional fazem milagre no visual. Mas sabemos que não adianta ir no melhor salão ou comprar os produtos mais caros se você não cuidar do couro cabeludo nem dos fios para eles crescerem fortes e bonitos. 

O consumo baixo de proteínas, vitaminas e minerais pode causar perda do brilho, quebra, queda e até mesmo interferir no crescimento do cabelo, alimentos ricos em vitaminas são fundamentais para às células do cabelo e do couro cabeludo. A falta desses nutrientes pode causar até um crescimento mais lento. O consumo de vitamina C é super um importante pois ela é um antioxidante e atua ativamente na produção de colágeno.




Já a vitamina A está envolvida na produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo, ela evita o ressecamento do cabelo. A falta de vitaminas do complexo B, vai deixar os fios quebradiços e aumentar a queda. Já o  zinco, ferro e selênio ajudam a manter os folículos capilares bem nutridos e mantem o crescimento dos fios. A falta deles deixam os fios quebradiços, secos, finos, sem brilho, um crescimento lento e até à queda do cabelo.

Os alimentos fortalecedores são os alimentos ricos em proteína, como peixe, ovo, carne, leite e derivados, porque suas proteínas são compostas por aminoácidos, que protegem e fortalecem os fios.

A ingestão de nutrientes, como ferro, magnésio, vitamina A e C, proteínas, aminoácidos, são importantes para fortalecer os fios. A ingestão de água é fundamental para levar os nutrientes até o bulbo capilar.

Vitaminas e minerais, são importantes para o crescimento saudável do cabelos. Listei alguns dos principais e onde encontrar:

Vitamina A: Cenoura, batata doce, abóbora, tomate, beterraba e  melancia.

Vitaminas do complexo B: Brócolis, grão-de-bico, aveia, ovos, salmão, amêndoas, framboesas, abacate e lentilhas.

Vitamina C: Morango, laranja, limão, acerola, tomate, kiwi, abacaxi, laranja, tangerina, mamão papaia e pimentão.

Vitamina E: Nozes, amendoim, peixe, gema de ovo, semente de girassol e abacate.

Ferro: Carne vermelha, brócolis, espinafre, lentilha e feijão.

Zinco: Carnes, fígado, gema de ovo, grão integral, crustáceos, farelo de trigo, e nozes.

Selênio: Castanha do Pará, trigo, arroz, gema de ovo, semente de girassol e frango.

Magnésio: Carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

Potássio: Carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.

Cobre: Nozes, castanha, grãos integral, crustáceos, fígado.

Cálcio: Leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.

Proteínas: Carnes, peixes, produtos lácteos, ovos, nozes, frango, queijo, derivados e grãos.

Ômega 3: Peixes de água fria, como salmão, sardinha e truta, abacate, semente de abóbora, nozes, linhaça e chia.




Esses alimentos devem ser inseridos no dia a dia pois ajudam a fortalecer o cabelo. Podemos começar o dia com um suco de frutas cítricas e sementes de abóbora, acrescentando cenoura e beterraba ao almoço e fazendo peixe para o jantar, por exemplo.

O resultado vem após 3 meses de reeducação alimentar, você vai perceber que o seu cabelo vai começar a ficar mais forte, agora você precisa de cuidados específicos para o seu tipo de cabelo e realizar o cronograma capilar. Agora se o cabelo continuar fraco, deve consultar um médico.

You May Also Like

0 comentários.