Random Posts

test

Veja também

Post Top Ad

Your Ad Spot

2 de fevereiro de 2019

Tudo que você precisa saber sobre Cronograma Capilar

Será que você sabe o suficiente sobre o CC? Tudo ou quase que você precisa saber sobre o cronograma capilar. O que é? Como fazer? 


Já usou aquela máscara super babadeira e não viu resultado nenhum? Já se perguntou por que o cabelo continua estragado mesmo após tratar? Já pensou pensou que única solução seria a vitamina T(esoura)? Deixa eu te dizer, problema maior pode está no uso indevido do produto. As vezes colocamos no cabelo o que ele não precisa, e esquecendo de suas reais necessidades. Dificilmente conseguiremos atingir o resultado esperado. Uma forma simples de saber e tratar as necessidades é adotando o Cronograma Capilar.

O Cronograma não é o bicho papão. Ele é, basicamente, uma agenda de cuidados com o cabelo. Nela contém as três etapas de tratamento, que são feitas separadamente e na sua devida ordem.


HIDRATAÇÃO – reposição de água
NUTRIÇÃO – reposição lipídica
RECONSTRUÇÃO – reposição proteica

O é importante realizá-las do jeitinho ensinado acima. Assim podermos identificar em qual etapa o cabelo teve a melhor resposta e tomá-la como foco no cronograma capilar. Então, se o cabelo respondeu melhor uma etapa, isso quer dizer que a reposição adquirida por meio dela corresponde ao que mais precisa no momento. Assim, essa etapa será a mais repetida no cronograma. Vamos permanecer mais tempo na etapa X do que na etapa Y. Escute os pedidos e respostas do seu cabelo a fim de identificar qual etapa você deverá realizar mais vezes.

Se o cabelo se deu melhor com a etapa X, por que devo fazer também as etapas Y e Z?


A própria fibra tem suas necessidade. Sabemos que o cabelo compõem-se de 90% de queratina, proteína e aminoácidos. Essa parte precisa de reconstrução. 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico. Essa etapa precisa de Hidratação e Nutrição. E os 2% de minerais, ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto. É um erro pensar que somente processos químicos abalam a estrutura do fio. Exposição excessiva aos fatores ambientais como, vento, sol, pereira, mar, assim como o uso constante de instrumentos mecânicos como, secador, chapinha, babyliss, também causam danos ao percentual das substâncias elementares à saúde dos cabelos.

Então, para manter o cabelo de princesa é importante fazer todas as etapas do cronograma capilar.

Quando posso mudar de etapa?

Tudo depende dos resultados apresentados pelo cabelo. Você pode permanecer na etapa de hidratação por mais tempo desde que seu cabelo precise de hidratação assim como, você pode realizar nutrições seguidas desde que seu cabelo precise de nutrição até mesmo a reconstrução pode ser realizada várias vezes ao mês caso seu cabelo necessite.

Cabelos levemente opacos e ressecados precisam de HIDRATAÇÃO
Cabelos porosos, com excesso de volume e frizz precisam de NUTRIÇÃO
Cabelos frágeis, elásticos e quebradiços precisam de RECONSTRUÇÃO


Não se deixe levar só pelo aspecto, pois eles enganam. É por isso que é bom realizar cada etapa separadamente para saber a necessidade do cabelo.
A reconstrução nunca deve ser feita antes da hidratação e nutrição. Quando o cabelo necessita desesperadamente de reconstrução, os demais componentes da fibra capilar como água e lipídeos já foram ralo abaixo primeiro. Lembre-se que o excesso de proteína pode quebrar e enrijecer os fios. 

Como saber se um produto serve para Hidratação, Nutrição ou Reconstrução Capilar?


Como saber em qual etapa o produto se encaixa? Pra isso temos que observar os pontos abaixo

O Rótulo

Alguns rótulos apresenta de cara a especificação hidratante ou hidratação, então esse será a sua etapa. Produtos de nutrição, normalmente tem na discriminação nutritiva ou nutrição. Grande parte das máscaras de nutrição podem apresentar outras classificações, como reparação e até mesmo hidratação,  por isso é importância observar outros detalhes. Caso o rótulo apresente termos como reconstrutora, repositor de massa, ele é um produto destinado para reconstrução. Os rótulos sempre nós confundem. Algumas marcas adotam a mesma nomenclatura para produtos cuja composição é diferente. Fique atenta.


 A Composição

Tenha o hábito de ler a composição dos cosméticos antes de comprar. Muitas vezes compramos gato por lebre, só pelo fato de não observamos os ativos presentes nas máscaras.mas como vou decorar tudo? Não se desesperem. Não precisa saber pra quê serve cada substância. Basta conhecer algumas substâncias-chave, assim fica fácil de classificar seus produtos.


Substâncias para Hidratação

Glicerina Vegetal ou Glicerina (Glycerin, Glicol, Gliceryl)
Álcools modificados ( Cetyl Alcohol e Cetearyl Alcohol),
Extratos Botânicos ( Todo aquele que tiver um nome de “planta” acompanhado por “Extract)
Panthenol
Aloe Vera
Vitaminas
Sacarose ou Derivados do Açúcar

Substâncias para Nutrição

Em sua maioria são compostos de óleos e manteigas
Nome do extrato + Oil ( Avocado Oil, Óleo de Abacate)
Nome do extrato + Butter ( Shea Butter, Manteiga de Karité).

Substâncias para Reconstrução

Queratina (Hydrolyzed Keratin)
Creatina (Creatine)
Arginina (Arginine)
Cisteína (Cysteine)
Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein)



As proteínas e aminoácidos listados acima são considerados os top da reconstrução. Muitos produtos apresentam variadas proteínas de origem vegetal, tipo, proteínas e aminoácidos do trigo – Hydrolyzed Wheat Protein e Wheat Amino Acids, Proteína Hidrolisada da Soja – Hydrolyzed Soy Protein, só que elas somente resultam em reconstruções eficazes quando combinadas a alguma das substâncias top.

A máscara tem substâncias das 3 etapas. E agora, como sei para qual etapa ela servirá?

As composições são balanceadas. É possível sim, encontrarmos uma mistura hidratação, nutrição e reconstrução na mesma máscara. Quanto maior o número de substâncias hidratantes o produto tiver, mais hidratante ele é. E assim segue.

O Resultado

O último ponto que determinará se um produto é realmente hidratante, nutritivo ou reconstrutor é o resultado obtido com ele pelo cabelo. Caso o resultado seja cabelos suaves, leves e macios, a máscara usada é hidratante. Caso o resultado seja um cabelo mais sedoso, brilhoso e pesado, a máscara é nutritiva. Caso o resultado seja cabelo encorpado e resistentes, a máscara é reconstrutora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas