27 de março de 2017

Reconstrução deixa o cabelo duro?

Sempre falo de reconstrução. Uma reclamação comum é que a reconstrução deixa o cabelo duro, o que, é verdade.

Isso ocorre pelo fato que a função das máscaras é de reconstruir os fios, assim devolvendo a massa capilar, ela não traz maciez e muito menos a sedosidade. Algumas podem até deixar o cabelo macio, mas no caso de reconstrutores fortes, o normal é que os fios fiquem duros e tesos.

Alguns produtos deixam o cabelo parecendo uma vassoura de piaçava, duro e grosso, isso porque a função é reconstruir e não hidratar. Fazer reconstrução em um cabelo que não precisa é pedir para detonar o cabelo!

E super normal a reconstrução deixar o cabelo um pouco endurecido, é necessário verificar se o efeito é mesmo da máscara ou se o efeito é por conta do exagero. A reconstrução não é como hidratação que quanto mais melhor. A reconstrução só deve ser feita quando o cabelo pede, caso contrário vai causar aquele problema. O uso excessivo de reconstrução causa os mesmos danos quanto a falta dela no cabelo.

Quando é necessário reconstruir?

Já sabemos que o cabelo é constituído basicamente por proteína, as agressões diárias causadas pelo sol, vendo, chapinha e secador gera perda de queratina. Quando o cabelo não passa por químicas, a reconstrução pode ser feita 1x ao mês, com um reconstrutor leve.

Agora, se, o cabelo tem química, como alisamentos, progressivas, relaxamentos, colorações, luzes e descolorações, sabemos que ele perde uma grande quantidade de massa, já que altera a estrutura do fio, deixando a cutícula aberta e vulnerável. Isso pode deixar o fio fino, frágil, quebradiço, poroso e elástico, além ressecado, sem balanço e sem brilho.

Assim, é necessário reconstruir com mais frequência, para repor o que foi retirado e o cabelo possa voltar a ser como era antes. Sabemos que só hidratar e nutrir não adianta nada, pois os fios precisam também de reconstrução.

O maior problema é achar que o nosso caso é pior que o dos outros e acabamos exagerando nos cuidados, sobrecarregando o fio substâncias reconstrutoras, o que acaba deixando o cabelo ainda pior.


6 comentários:

  1. Adorei o post amiga. Na verdade o truque da agua ajuda muito... Mas pra alguns cabelos acontece os 3. Então é sempre válido ir numa profissional para avaliar e começar um cronograma.
    Parabéns pelo post. Super explicadinho

    ResponderExcluir
  2. Otima informação, eu achava q reconstrução e hidratar seria a mesma coisa kkk. Não sou uma esperta sobre cabelo

    ResponderExcluir
  3. Otima informação, eu achava q reconstrução e hidratar seria a mesma coisa kkk. Não sou uma esperta sobre cabelo

    ResponderExcluir
  4. Isso é verdade, eu uso tintura e ele perde massa muito rápido então sempre faço reconstrução e usso arginina, mas com cuidado, pq se eu usar por muito tempo ele fica bem duro mesmo rsrs

    ResponderExcluir
  5. Amo os post da Nathycada dica mara, to super precisando de uma reconstrução.amei

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu amei o post, odiava fazer reconstrução por causa desse efeito, porém comecei a pesquisar e vi que era normal, pois estava repondo massa.
    Beijos da Tati <3

    www.depoisdodomingo.com

    ResponderExcluir