30 de outubro de 2016

Lavando pincel e esponja de maquiagem

Se você não dá muita importância para a limpeza dos seus pincéis e esponjas de maquiagem, tá na bom de começar. Esses itens têm contato direto com a pele e costumamos usá-los diariamente. Isso pode prejudicar sim! Se você não higieniza os pinceis, corre o risco de contrair bactérias causadoras de acne, gripe, furúnculo, micoses... Essas bactérias podem sobreviver por dias nesses pincéis.
O pincel não estraga se seguirmos as dicas certeiras. Uma lavagem certinha evita estragos na sua pele e no próprio pincel.

Diferenças

Você pode ter os dois tipos de pincéis e eles precisam ser higienizados de forma diferente. As cerdas naturais são mais macias e maleáveis, pois são feitas de pelos de animais. Tem estrutura de cutículas igual um fio de cabelo. Já as sintéticas são firmes e durinhas e sua cerda é lisinha.

Sintético

São usados para aplicação de base, batom e corretivo. Devemos usar um fino fio de água corrente tente não molhar o cabo e evite que a água escorra por ele. O ideal é colocar as cerdas para baixo. Depois, vem a hora do sabonete que pode ser aquele bactericida que você usa para lavar o rosto ou um infantil. Coloque o sabonete na mão e esfregue de leve. Faça movimentos leves e circulares, enxague e repita o processo até que não haja mais restos de maquiagem.

Natural

São usados para aplicar sombra, blush e pó. Deve ser lavado igual ao sintético. O que vai mudar é que será preciso de um cuidado adicional, o uso de condicionador, coloque um pouco na mão e passe no pincel, enxágue.

Secagem

Sintético ou natural, o ideal é que seja ao natural. Coloque para escorrer e secar sobre uma toalha, não coloque sob o sol, pois ele resseca as cerdas e a madeira.

Esponjas

Elas devem ser imersas em água com sabonete. Lave quantas vezes precisar, até não sair mais maquiagem.

Bem limpinho

Além dos sabonetes, você pode usar produtos específicos. Muitas marcas já possuem. Eles são indicados apenas para os sintéticos, que suportam produtos de limpeza. Os naturais necessitam de sabonete e condicionador.

Período

Limpeza semanal é o ideal para quem usa diariamente. Mas, quem utiliza uma vez perdida, pode fazer a manutenção a cada 20 dias.

Não se engane 

Uma coisa é retirar a cor de uma sombra de um pincel usando um lenço demaquilante outra é limpar de fato o pincel. Retirar o acúmulo de produto para usar outra cor durante a maquiagem não substitui a higienização e nem previne o pincel de ser um transmissor de bactérias. O demaquilante bifásico para lavar  os olhos, boca e os mistos. Eles agem mais rápido para eliminar vestígios de sombra. Caso esteja muito difícil, uma dica é deixar de molho no demaquilante por até uma hora. Ainda assim, depois do demaquilante, não esqueça de fazer a lavagem com o sabonete.

6 comentários:

  1. Adorei a dica Nathy muito importante agente saber como cuidar dos nossos pincéis porque ficamos sabendo de coisas que nao sabiamos. Adoreii a explicaçao, beijos sucesso. 👩👏😘

    Https://mundopinkjeh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Nathy! Sucesso, moça! @iguariadimaria

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso esse post, é sempre bom dicas assim ne..

    ResponderExcluir
  4. NAthy suas dicas como sempre sao maras. Eu nao me preocupava muito com a limpeza dos pinceis, nas agora faço a cada 15 dias. Rs.

    Beijos da Tay

    ResponderExcluir
  5. Dicas maravilhosas, estava precisando mesmo fzer uma limpeza geral nos meus.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom devemos higienizar mesmo para ficarem sempre nons de uso

    ResponderExcluir