Excesso de suor? Dicas para diminuir o problema no dia a dia - Dica da Nathy

11/04/2016

Excesso de suor? Dicas para diminuir o problema no dia a dia

Sabemos que o suor é um incômodo principalmente em dias quentes. Transpirar é natural e essencial para o organismo, mas quando acontece em excesso é bastante chato.



FUNÇÃO DO SUOR



A transpiração tem duas funções: manter a temperatura adequada do corpo (que varia de 35,5 ºC e 36,5 ºC) e eliminar toxinas. Água, sais minerais e ácido úrico são algumas das substâncias que estão presente no suor. A intensidade varia de acordo com o sexo, alimentação, hidratação corporal, idade e outros fatores.

COMO QUE EVITAR?

Exite alguns alimentos que contribuem para a produção excessiva de suor. Comidas muito picantes e cafeína devem ser evitadas, pois aumentam a liberação de adrenalina, o que faz com que a pessoa transpire mais. O álcool aumenta o suor por ser vasodilatador. Tente eliminar o açúcar refinado da alimentação, além de ser prejudicial à pele, o açúcar também estimula a transpiração.

COMO COMBATER?

Uma boa maneira de combater o excesso de suor é bebendo bastante água e comendo frutas, legumes e cereais integrais, que auxiliam nas funções metabólicas e reduzem o estresse corporal. Uma outra opção é consumir alimentos que contenha magnésio, como espinafre, amêndoas, feijão e abacate. O magnésio é fundamental no equilíbrio do sistema nervoso.



HIPERIDROSE

Essa é uma doença que causa excesso de transpiração, geralmente nas mãos, pés e axilas, mas que pode também se manifestar na face e no couro cabeludo. Em alguns casos, está associada a momentos de ansiedade ou estresse, mesmo em baixas temperaturas. Se você perceber um aumento de suor sem causa aparente, procure um medico especialista.

DESIDRATAÇÃO

A produção de calor pelo corpo é proporcional à intensidade da atividade física realizada. Isso faz com que equilíbrio térmico do corpo libere o suor. Lembrando que não é a produção de suor que resfria o corpo, mas sim a evaporação do suor produzido na pele. Por esse motivo ficar secando o suor não é o melhor a se fazer, já que sem a evaporação, o corpo não consegue se resfriar adequadamente. Com o aumento da atividade física e da temperatura, a perda de calor se torna mais intensa. Consequentemente, com o suor são eliminados mais líquidos e sais minerais. Por isso, beber de água é fundamental.



COMO MANTER A MAQUIAGEM NO CALOR?

Sabemos que a preparação da pele é o primeiro passo para uma maquiagem duradoura, que aguente o calor. Antes de fazer o make, lave o rosto com um sabonete específico e passe um tônico facial. Depois, é hora do melhor aliado para o verão: um bom primer. Depois da maquiagem, finalize com uma camada de pó translúcido, que ajuda a segurar a oleosidade e sugar o suor.


Latest in Sports



SUBIR