11 de abril de 2016

Excesso de suor? Dicas para diminuir o problema no dia a dia

Sabemos que o suor é um incômodo principalmente em dias quentes. Transpirar é natural e essencial para o organismo, mas quando acontece em excesso é bastante chato.



FUNÇÃO DO SUOR



A transpiração tem duas funções: manter a temperatura adequada do corpo (que varia de 35,5 ºC e 36,5 ºC) e eliminar toxinas. Água, sais minerais e ácido úrico são algumas das substâncias que estão presente no suor. A intensidade varia de acordo com o sexo, alimentação, hidratação corporal, idade e outros fatores.

COMO QUE EVITAR?

Exite alguns alimentos que contribuem para a produção excessiva de suor. Comidas muito picantes e cafeína devem ser evitadas, pois aumentam a liberação de adrenalina, o que faz com que a pessoa transpire mais. O álcool aumenta o suor por ser vasodilatador. Tente eliminar o açúcar refinado da alimentação, além de ser prejudicial à pele, o açúcar também estimula a transpiração.

COMO COMBATER?

Uma boa maneira de combater o excesso de suor é bebendo bastante água e comendo frutas, legumes e cereais integrais, que auxiliam nas funções metabólicas e reduzem o estresse corporal. Uma outra opção é consumir alimentos que contenha magnésio, como espinafre, amêndoas, feijão e abacate. O magnésio é fundamental no equilíbrio do sistema nervoso.



HIPERIDROSE

Essa é uma doença que causa excesso de transpiração, geralmente nas mãos, pés e axilas, mas que pode também se manifestar na face e no couro cabeludo. Em alguns casos, está associada a momentos de ansiedade ou estresse, mesmo em baixas temperaturas. Se você perceber um aumento de suor sem causa aparente, procure um medico especialista.

DESIDRATAÇÃO

A produção de calor pelo corpo é proporcional à intensidade da atividade física realizada. Isso faz com que equilíbrio térmico do corpo libere o suor. Lembrando que não é a produção de suor que resfria o corpo, mas sim a evaporação do suor produzido na pele. Por esse motivo ficar secando o suor não é o melhor a se fazer, já que sem a evaporação, o corpo não consegue se resfriar adequadamente. Com o aumento da atividade física e da temperatura, a perda de calor se torna mais intensa. Consequentemente, com o suor são eliminados mais líquidos e sais minerais. Por isso, beber de água é fundamental.



COMO MANTER A MAQUIAGEM NO CALOR?

Sabemos que a preparação da pele é o primeiro passo para uma maquiagem duradoura, que aguente o calor. Antes de fazer o make, lave o rosto com um sabonete específico e passe um tônico facial. Depois, é hora do melhor aliado para o verão: um bom primer. Depois da maquiagem, finalize com uma camada de pó translúcido, que ajuda a segurar a oleosidade e sugar o suor.


6 comentários:

  1. Nossa adorei suas Dicas
    eu não tenho este problema mas já conhecia varias que tem
    e acaba sendo um problema,mesmo
    adorei as dicas,bjss

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu costumo suar bastanteee quando to na academia, mas normal né. To tentando me policiar no consumo de água, pq bebo muito pouco. Adorei as dicas Nathy! :)

    ResponderExcluir
  3. Super amei as dicas. Principalmente da make
    Www.estiloquemtem.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Vou aplicá-las no meu dia a dia! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Dicas maravilhosas, odeio suor sério eu tenho pavor, vou seguir as dicas!

    ResponderExcluir