7 de março de 2016

Descubra o efeito que as músicas causam no corpo

Cada um de nós temos uma música que marcou a vida, um amor ou até mesmo um momento. Também não existe nada mais eficiente do que ouvir músicas para relaxar após um longo dia de estresse.

Se um treino aeróbico vai bem com musica eletrônica, o churrasco com os amigos pode combinar melhor um forrozinho ou até mesmo com um bom samba de mesa.




Quando o objetivo é descansar, nada melhor que notas calmas e ritmos leves. Os resultados podem ser surpreendentes e faz efeito direto na sua saúde. 

Músicas para relaxar e melhorar a saúde

Recentemente, um estudo na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriu que a música, além de relaxar, também pode fazer bem ao coração. A conclusão veio depois da análise de dez mil voluntários fumantes e sem problemas de saúde.

Durante o estudo, os cientistas pediram que voluntários elegessem uma canção que deixasse uma sensação de bem-estar e uma outra que aumentasse a ansiedade. Segundo os cientistas, após escutarem a música alegre, os vasos sanguíneos se dilataram 26%.

Já as canções de tristezas foram as responsáveis uma redução de 6% no fluxo sanguíneo. Isso ocorre porque o ouvido transforma as músicas em estímulos elétricos, que chegam ao cérebro e provocam o aumento da produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, o que diminui os batimentos.

Terapia da música para o estresse



A musicoterapia é a utilização da música e do som, ritmo, melodia e harmonia em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos. Tudo com o objetivo de atender às suas necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.

Para algumas pessoas, cantar é o melhor remédio, para outros, a audição musical associada à respiração adequada, bem como o uso do relaxamento corporal poderão ajudar mais. Para outros, tocar instrumentos de percussão será o mais relaxante.

A música ajuda a concentrar a agressividade, diminui o ritmo cardíaco e respiratório por meio de um andamento mais lento, que coloca a pessoa em contato com suas emoções e sentimentos.

É muito importante que as pessoas percebam como se sentem enquanto ouvem determinado tipo de música. Se eu gosto de eletrônico, se me sinto livre e feliz ouvindo este estilo de música e isso me permite ficar animado para minhas atividades posteriores do dia, então este estilo de música me faz bem, cada pessoa tem seu estilo preferido, assim cada um regira de maneiras diferentes a cada ritmo.

Quando se utiliza esse modelo de terapia, consegue-se entender melhor o que sente e, por conta disso, encontramos caminhos para lidar com aquilo que não está bom. Afinal, nada melhor do que ouvir músicas para relaxar e se conhecer.

6 comentários:

  1. Adoro música e tem música que te deixa tão feliz que dá vontade de sair dançando sem medo do ridículo! amei o post! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    É verdade musicas faz muito bem. Adoro fazer exercícios com uma boa musica e também descansar com ela.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Música é arte de manifestar os diversos afetos da alma mediante a combinação de sons sucessivos! Isso é música, sim eu concordo que a música é essencial na vida de um ser humano.
    Beijo
    www.universomacherie.com

    ResponderExcluir
  4. Música é arte de manifestar os diversos afetos da alma mediante a combinação de sons sucessivos! Isso é música, sim eu concordo que a música é essencial na vida de um ser humano.
    Beijo
    www.universomacherie.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal! realmente eu sinto que tem músicas que causam irritabilidade, outras sensações boas bjo

    ResponderExcluir
  6. Que interessante esse post !!! De verdade, sinto que cada música (ou som)
    tem um efeito diferente dependendo também do momento e onde estamos.
    Ótimo você compartilhar, bjoooooooo

    ResponderExcluir