Erros ao hidratar o cabelo - Dica da Nathy

27/10/2015

Erros ao hidratar o cabelo

A hidratação é ótima para manter e recuperar a saúde das madeixas, mas será que estamos fazendo a hidratação corretamente? Existe um jeito certo de hidratar? É certo que lutamos constantemente contra o ressecamento. Por diversas vezes hidratamos, hidratamos, hidratamos e… não melhora em nada. Parece até que o cabelo é um não tem mais jeito. O que dizer então das cacheadas? Cabelos cacheados travam uma guerra sem fim contra o ressecamento. Manter-los hidratados e mais complicado do que manter o loiro sem amarela. Experiência própria, já fui loira e cacheada. Muitos dos problemas capilares vêem da hidratação inadequada em nossos belos cabelos. Quem nunca aplicou aquela máscara super potente achando que iria ficar como cabelo de princesa da Disney? E aconteceu o contrário? Não é à toa que o processo de hidratação é o primeiro passo do cronograma capilar. Ela é a responsável por preparar os fios a fim de que eles recebam os demais tratamentos. Afinal, a fibra capilar possui apenas 8% de água e lipídeos. Imaginem o quão baixo fica este percentual se nos esquecermos de hidratar corretamente as madeixas?




  • Hidratação em Cabelos sujos -  O foco da hidratação é levar água para o interior do fio. Então o produto deve conseguir penetrar pela camada de cutículas. Se houver o cabelo estiver sujo há pouca chance da hidratação chegar ao resultado desejado. Logo, a higienização do cabelo é de extrema importância para o sucesso da hidratação;
  • Manteigas e Óleos como Hidratantes - Hidratar significa repor água. Com exceção de alguns óleos, como de coco, jojoba e argan, os quais conseguem penetrar devidamente nos fios, outros óleos e manteigas vegetais se assentam do lado de fora das cutículas. Pois elas são substancias nutritivas seladoras, e não hidratantes. Sua finalidade é manter a hidratação; não fazer a hidratação. Caso seu cabelo esteja ressecado e você aplique óleos ou manteigas, o efeito será apenas superficial. Ou ainda pior essas substâncias pesarão nos cabelos desidratados, fazendo com que se tornem mais frágeis e suscetíveis à quebra.
  • Hidratar sem selar - Produtos e substâncias hidratantes não promovem os resultados esperados a menos que sejam selados nos cabelos. É necessário selar a hidratação nos fios. Caso contrário seu resultado não será o esperado. Afinal, a tendência da água é evaporar, especialmente nos cabelos porosos. Ao aplicar a máscara de hidratação, use métodos de abafamento como toucas ou toalhas umedecidas. Mesmo que não seja pedido pelo fabricante, experimente você vai gostar! O resultado será diferenciado.Sabe o por quê? Então, o principal ativo das máscaras hidratantes é a glicerina e ela é um umectante natural, o qual suga a umidade do ar a fim de transporta-lá para o fio. O calor produzido ao abafar os fios potencilizará o efeito da máscara. Agora se o clima de sua cidade for muito seco, a glicerina pode até causar um efeito oposto.
  • Hidratação tardia - Nosso cabelo funcionam como nosso corpo ele também sente sede. A falta de hidratação não é algo que ocorre num instante. Ela vem acontecendo aos poucos antes mesmo de notarmos seus sinais. Só que diferente do nosso organismo, a hidratação dos cabelos não é algo ocorre de imediato. Por isso temos que hidratar os cabelo antes que ele comece a apresentar sinais de ressecamento.
  • Condicionar pouco o cabelo após a lavagem -  Você está com os cabelos cheios de água, mas está também removendo tanto a sujeira quanto os óleos naturais que ajudam a manter a hidratação. A finalidade do shampoo supera a hidratação. Existem aqueles cujo potencial de limpeza é bem maior e tem aqueles cujo o potencial de limpeza é menor. Logo, alguns shampoos limpara mais que outros. Entretanto, isso não quer dizer que ele esteja hidratando-as. Tenha certeza de está condicionando profundamente os cabelos depois do shampoo. 
  • Se desligar de tudo enquanto hidrata as madeixas - Quando estamos com aquela toquinha na cabeça e com a agenda lotada de tarefas, é normal esquecermos de que há um produto agindo nos cabelos. Sabemos que existe máscaras de tratamento que indiquem longa permanência, como os tratamentos noturnos, tratamentos de hidratação profunda que necessitam de 30 minutos ou menos. Mais do que isso não é aconselhável pois será prejudicial. O ideal é seguir as instruções de cada fabricante. 

Latest in Sports



SUBIR